29 de maio de 2013

Meaning

Falamos fluentemente o dialecto do planeta moda?!? Não passa só por it bag ou must have, vamos ver o restante léxico!

Azul klein
O tom é atribuido ao artista Yves Klein, desenvolveu a sua marca registada, uma cor patenteada: international klein blue (IKB). Este azul associava-se ao espaço puro, a valores imateriais muito além do que pode ser visto ou tocado.

Boho
Abreviatura de bohemian, este adjectivo importado dos anos hippies é muito usado para descrever um estilo beatnik (movimento sócio-cultural dos anos 50 e principio dos anos 60 que subscreveram um estilo de vida anti-materialista, na sequência da 2ª Guerra Mundial) numa versão mais moderna e mais limpa.

Cápsula
A coleção cápsula passou a ser um ritual sabiamente orquestrado, comum a várias marcas, um dos melhores exemplos Lanvin para a H&M. Tratam-se nem mais nem menos de minisséries concebidas por um criador prestigiado ligado a uma marca para o público em geral.

Carry On
Designa uma peça que tem um grande sucesso comercial no momento em que foi lançada, sendo continuada nas coleções precedentes com ligeiras atualizações de cores ou materiais.

Colour Block
Surripiada ao vocabulário arty, a expressão anglo-saxónica soa bem mais glamorosa do que camada de cores, na sua tradução literal.

Lookbook
Inicialmente realizado por uma marca para os profissionais, este caderno agrupava de forma prática todos os modelos da estação. As bloggers recuperam totalmente o termo para fazerem valer as suas próprias propostas.

Mix and Match
A arte de harmonizar diferentes padrões. Adotados nas páginas de moda, o termo e as suas aplicações concretas são menos comuns na vida real, é preciso mesmo ter muito cuidado!

Proposta
Um criador não tem ideias, um estilo, ele lança uma proposta e concebe. 

E muitos mais...

Sem comentários: