24 de maio de 2013

PNA Joana Vasconcelos

Uma agradável surpresa!
Sábado passado resolvemos ir ver a exposição da Joana Vasconcelos ao Palácio Nacional da Ajuda, já tinha ouvido criticas muito boas e ia, obviamente, com algumas expectativas. Superadissimas!!!

Bartolomeu
 
 Bragança
 Destinos Cruzados
 Esther
 Imarí
 Amélia
 A todo o vapor

 Alorna
 Joaquina e Formentera
 Tropicália
 Maria Pia
 Apolo e Milord
 Casanova
 War games
 Le Dauphin et la Dauphine
 Zeus e Jupiter
 Aurora
 Carmen
 Perruque
 Deslunado
 Brise
 Marilyn
 Coração Independente Vermelho
 A Noiva
 Lilicoptère
 Royal Valkyrie

Numa parceria inédita em Portugal entre uma empresa privada, o Estado e uma artista, o Palácio Nacional da Ajuda recebe a maior exposição individual de Joana Vasconcelos entre os dias 23 de Março e 25 de Agosto. A exposição tem lugar nos aposentos reais do Palácio, traduz sensivelmente a última década do trabalho de Joana Vasconcelos, reunindo obras icónicas como "A Noiva", "Coração Independente" ou "Marilyn", lado a lado com obras mais recentes, nunca antes expostas em Portugal, como "Lilicoptère", "Perruque" ou "War Games".
Joana Vasconcelos é uma artista que dispensa grandes apresentações. Desde que, em 2000, venceu o prémio EDP Novos Artistas, construiu um carreira em sentido ascendente que a coloca, neste momento, como uma das artistas portuguesas mais importantes e reconhecidas a nível mundial. No ano passado, tornou-se na primeira mulher e na mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes, numa mostra visitada por 1.679 milhões de pessoas, que a transforma na exposição mais visitada em Paris nos últimos 50 anos.




Sem comentários: